Blog

Raças de cães de guarda

Desde a Grécia Antiga, os cães estão ao lado dos humanos para protegê-los. Desde então, as necessidades das pessoas por segurança e lealdade não mudaram muito, o que faz com que algumas raças continuem sendo uma excelente escolha para proteger nossa propriedade, e por que não? Também para nossos entes queridos. Infelizmente, as raças de cães de guarda costumam ter má reputação, quando a verdade é que as características que os tornam ferozes quando se trata de garantir nossa segurança também os tornam animais de estimação excepcionais.

As 10 raças de cães de guarda mais populares

Akita Inu

O Akita é conhecido como uma das raças de cães mais leais. Inicialmente, ele foi criado para proteger a realeza no Japão feudal, então sua herança de bravura ainda é verdadeira. É uma raça que está sempre alerta e justamente desconfia de qualquer intruso, por isso representa uma excelente opção para a família.

Os Akitas levam muito a sério seu papel de guardiões, e muitas vezes nem precisam de treinamento para isso. Esse filhote precisa ser treinado para obedecer, já que tem um caráter independente e pode se envolver em comportamentos teimosos. Como outras raças, o Akita precisará ser socializado desde as primeiras semanas de vida para evitar ataques desnecessários a visitantes domésticos ou outros animais de estimação.

A altura deste cão é de 60 a 71 cm, seu peso é de 31 a 45 quilos e sua expectativa de vida é de 10 a 13 anos. Sua pelagem é dupla, podendo ser vermelha, preta e bege, entre outras.

Bullmastiff (Bulmastife)

O Bullmastiff é conhecido como um cão de guarda “tudo em um”. Além de seu óbvio tamanho e força física, esses cães possuem uma grande inteligência que facilita seu treinamento, além de um temperamento calmo e amoroso com seus donos. Por isso, não são considerados apenas bons guardiães, mas também companheiros agradáveis. Além da proteção de casas, propriedades e pessoas, este cão é um bom rastreador e serve em muitos casos como um animal de terapia.

Esta raça foi inicialmente desenvolvida por guardas-florestais com o objetivo de protegê-los dos caçadores furtivos. Sendo um protetor natural, o Bullmastiff requer treinamento e socialização para melhorar seus instintos e trazer à tona todo o seu potencial.

A altura desses cães pode variar de 60 a 69 cm, enquanto alguns exemplares podem pesar até 68 quilos. Sua pele é curta, enquanto as cores mais populares incluem fulvo, tigrado e vermelho, com uma máscara preta específica. A expectativa de vida do Bullmastiff é de 8 a 10 anos.

Doberman Pinscher

Esta é uma das raças de cães de guarda que tem recebido uma má reputação devido à sua agressividade potencial. Na verdade, cães como o Doberman Pinscher pode ser o melhor amigo da família, socializar-se adequadamente com outras pessoas e ser um protetor ferrenho quando o ambiente está em perigo. Para fazer isso, ele deve receber socialização e treinamento suficientes ao longo de sua vida.

As famílias que têm um Doberman em casa garantem que esta raça é carinhosa e até dócil. A maioria dos espécimes desta raça terá comportamentos agressivos com estranhos, a menos que se sintam ameaçados. Com um treinamento estruturado, as habilidades de proteção do Doberman podem ser aprimoradas e transformadas em um excelente guardião. A inteligência deste cão imponente torna-o adequado para a prática de desportos caninos, como cão policial ou militar, ou como mascote de resgate.

A altura do Doberman varia de 30 a 36 cm, e seu peso pode variar de 27 a 45 quilos. A pelagem é curta, lisa e vem em uma combinação de vermelho e preto, vermelho e azul e bege e vermelho. A expectativa de vida dessa raça é de 10 a 12 anos.

Rottweiler

O Rottweiler é outra raça que tem a reputação de ser agressivo e não é difícil entender o porquê. Quando se trata de proteger sua matilha ou sua família, ele pode ser incrivelmente voraz e implacável. Se um rottweiler confiar em você, você terá sua total lealdade e amor pela vida. De fato, esses cães costumam ser céticos em relação a estranhos, mas não são agressivos, e essa atitude relutante termina no momento em que eles verificam que não é uma ameaça.

É uma raça inteligente, forte e pode se mover mais facilmente do que outras raças musculosas. Durante muito tempo, esta raça foi utilizada pela polícia e forças de resgate, além de ser utilizada para pastorear o gado devido ao seu comportamento “tirano”. O Rottweiler é autoconfiante, então tende a ser teimoso quando o contexto não lhe convém. Os cães desta raça requerem exercícios regulares devido ao seu nível moderado de energia.

O tamanho médio deste cão varia de 56 a 68 cm, e seu peso pode variar entre 38 e 59 kg. Sua pelagem é dupla e curta, sendo sempre predominantemente preta, com manchas cor de ferrugem ou canela. A expectativa de vida do Rottweiler é de 9 a 10 anos.

Pastor alemão

Quando se trata de bravura, este é o espécime vencedor entre as raças de cães de guarda de nossa lista. Inteligente, protetor e leal aos seus donos, o pastor alemão é o cão policial por excelência. Ele tem uma grande capacidade de rastreamento, razão pela qual ele é um membro regular das forças antidrogas e dos esquadrões de resgate de pessoas. É um cão de trabalho que consegue detectar ameaças em qualquer lugar, por isso, devidamente treinado, pode ser o melhor protetor para seu lar.

É um cão que acumula um alto nível de energia, e necessita de pelo menos 2 horas de exercício por dia para se manter feliz. O pastor alemão tem tendência a desenvolver nervosismo se não receber socialização suficiente ao longo da vida. Embora seja um cão de guarda, ele precisa interagir com pessoas e outro animal para se sentir calmo.

Sua altura ideal está na faixa de 55 a 65 cm, enquanto seu peso não deve ultrapassar 40 kg. Sua pelagem é de duas camadas, de comprimento médio, e exibe vários tons de castanho com preto. A expectativa de sobrevivência da raça é de 7 a 10 anos.

Dogo argentino

Esta raça exibe uma potência única dentro do mundo canino, enquanto seu temperamento é alegre e calmo. O Dogo argentino é valente e muito enérgico ao ar livre, mas dentro de casa é um cão extremamente dócil. Seu corpo é musculoso e reflete vigor. Ele foi criado principalmente como cão de caça para animais como javalis e puma, o que fala muito bem por suas habilidades atléticas. Eles são extremamente protetores e leais aos seus donos.

O Dogo argentino armazena muita energia, por isso requer exercícios regulares para se manter no auge de sua condição e temperamento. Para ser feliz, este cão precisa de um emprego, seja ele qual for. Desde puxar a coleira para passear, até ficar vigilante no quintal da casa caso surja alguma ameaça. Sua pelagem é curta, lisa e predominantemente branca.

A altura média deste filhote é de 65 cm, enquanto seu peso pode ser de 36 a 45 kg. A expectativa de vida é de 10 a 18 anos.

Dogue Alemão

De todos os cães de nossa lista, o Dogue Alemão é provavelmente o mais gentil. Apesar de ser um gigante, seu coração é de um fiel cão de companhia e de grande personalidade. Quando ele está focado em proteger sua casa, ele pode ser um cão mal-humorado, mas sempre estará disposto a seguir as ordens de seu treinador ou dono. Não importa se este cão é treinado exclusivamente para proteção: ele sempre precisará do carinho de sua família. Ele adora estar perto de pessoas e é particularmente afetuoso com crianças.

Eles não são latidores ou agem mal com outras pessoas, a menos que detectem uma ameaça. Necessita socialização para não se comportar de forma agressiva com outros cães. Este gigante colo exibe uma pelagem curta, geralmente cinza, tigrada, fulvo, arlequim ou azul. O macho adulto desta raça pode medir até 86 cm e pesar até 90 kg. Como outros cães grandes, sua expectativa de vida é curta: 6 a 10 anos.

Komondor

Esta raça originou-se por volta do século IX na bacia do Danúbio, hoje conhecida como Hungria. É considerado um cão raro, visto que existem menos de 10 mil exemplares no mundo, principalmente na Hungria e nos EUA. Sua presença impressiona, não só pela grande musculatura e força, mas também pela pelagem branca de dupla camada, que se enrola na medida em que cresce e forma as suas franjas características, no melhor estilo “rasta”.

Este cão foi criado como um líder guardião dos rebanhos, por isso pode exibir um comportamento feroz com estranhos se se sentir ameaçado. Atualmente ele é usado como tutor de propriedade, mas suas funções mudaram um pouco e ele se tornou um excelente cão de família. O Komondor gosta de estar com a família, protegendo-a em todos os momentos e acompanhando seu membro favorito de sala em sala.

Sua altura pode variar entre 66 e 71 cm, enquanto seu peso pode ser superior a 36 quilos. A expectativa de vida do Komondor é de 10 a 12 anos.

Mastim tibetano

Esta raça originária da China foi criada nos tempos antigos como guardiã dos templos do Tibete e como protetora das caravanas de rebanhos e povos que habitavam o Himalaia. Pode ser feroz quando ameaçado e, no passado, teve a coragem de enfrentar animais selvagens como lobos e leopardos. Atualmente, o Mastim Tibetano é um cão facilmente adaptável à vida familiar, mas é bastante territorial e desconfiado de estranhos.

Ele não é um cão carinhoso e muitas vezes exibem comportamentos independentes. No entanto, suas poucas demonstrações de afeto serão sinceras e você será um protetor confiável em todos os momentos. Para que este cão mostre seu melhor lado, ele deve ser treinado e socializado desde os primeiros meses de vida, especificamente a partir da oitava semana.

A pelagem do Mastim Tibetano tem duas camadas, com uma camada interna mais densa e lanosa do que o exterior. As cores mais comuns são marrom, preto, cinza e dourado. A expectativa de vida desses cães é de 10 a 12 anos.

Pastor belga Malinois

Atlético, enérgico e forte, o belga Malinois é uma das raças de cão de guarda favoritas de unidades militares e policiais. Graças à sua agilidade, habilidade de busca e resgate e inteligência para o treinamento, este cão prospera onde quer que tenha um trabalho a fazer. Obviamente, ele deve ser treinado da maneira adequada para se sentir seguro em situações desconhecidas ou na frente de estranhos. Seu alto nível de energia forçará o proprietário a fornecer pelo menos 2 horas de exercícios por dia.

Sua pelagem tem duas camadas e geralmente é bege com tons escuros e mogno. Sua altura média é de 56 a 66 cm e seu peso geralmente não ultrapassa 34 quilos. A expectativa de vida desse cão é de 10 a 12 anos.

Em conclusão, segundo as principais organizações cinológicas internacionais, os cães de guarda são leais, corajosos e sabem identificar muito bem quando atacar um verdadeiro intruso, mas isso não significa que sejam ferozes 24 horas por dia. Como acontece com qualquer raça de cachorro, o treinamento e a socialização do filhote serão ferramentas cruciais para se ter animais de estimação excelentes. A ideia é não só aproveitar suas habilidades de proteção, mas também compartilhar com eles uma vida cheia de carinho e boa companhia.

Share