O Japão é conhecido por prestar homenagem especial a cada uma de suas espécies animais nativas. O cão não foge à regra, pois estes mascotes são considerados verdadeiros tesouros naturais. Algumas das raças de cães japoneses apareceram pela primeira vez há milhares de anos, e a maioria delas são consideradas raças “raras” por causa de sua aparência física e personalidade.
Quem possui um desses filhotes tem muita sorte, não só por ter um companheiro fiel, mas também pela interessante história por trás de cada um. Embora as guerras nacionais e a influência do Ocidente tenham desencadeado consequências que ameaçaram a sobrevivência das raças nativas, os criadores e protetores caninos se encarregaram de resgatar esses filhotes e transformá-los em cães populares dentro e fora do território japonês.
As palavras “Iku” e “Ken” que acompanham seus nomes representam outro significado para “cachorro”. A maioria dos cães que você verá a seguir têm em comum seu trabalho como caçadores, seu caráter sério e independente e seu instinto protetor para com suas famílias e donos.
Table of Contents
Origens das raças de cães japoneses
De acordo com a Sociedade Japonesa de Preservação de Cães, embora existam vários cães japoneses populares, apenas 6 desses cães são considerados monumentos naturais da região: o Shikoku, o Shiba Inu, o Kai Ken, o Kishu, o Akita e o Hokkaido. Esta seleção de cães é conhecida como Nihon Ken Hozonkai. Um cachorro como monumento nacional? Sim, isso significa que o governo está comprometido e envolvido com a preservação dessas raças.
A maioria dessas raças é lendária e acredita-se que a maioria esteja ligado ao extinto lobo japonês. Os primeiros cães domesticados foram trazidos para o país pelos Yayoi e Jomon, dois povos pré-históricos. Aparentemente, essas tribos contribuíram para o fato de que esses cães permaneceram inalterados por milhares de anos. No entanto, com a abertura do Japão ao Ocidente, cães nativos foram cruzados com cães estrangeiros e era difícil manter a “pureza” do cão japonês original.
Em qualquer caso, os criadores locais afirmam que as seis raças mencionadas não foram misturadas com cães ocidentais. Em vez disso, eles se desenvolveram a partir de uma raça local e foram separados por região. A seguir, contaremos muito mais sobre cada uma dessas raças.
6+ raças de cães nativos do Japão
Shiba Inu
É o menor cão das 6 raças do Nihon Ken Hozonkai. Suas origens remontam a 2.000 a.C., e acredita-se que tenha descendido dos cães selvagens nativos do sul da China. A palavra “Shiba” significa “arbusto pequeno”, e este cachorro recebeu esse nome porque era usado para caçar pequenos animais que se escondiam nos arbustos. Além disso, este cão caçava cervos, raposas, faisões da montanha e outros pequenos mamíferos.
Características físicas
Com altura entre 34 e 41 cm e peso aproximado de 9 quilos, o Shiba Inu é um cão pequeno de aparência semelhante a uma raposa de pelúcia. Suas orelhas são pequenas, de formato triangular, eretas e ligeiramente inclinadas para a frente. O pescoço é robusto e grosso, enquanto o focinho é reto e possuem stop bem marcado. Sua testa é larga, seus olhos são escuros e triangulares e seu nariz é preto.
As costas são retas e curtas, enquanto as costas são largas. Suas pernas e pés são bem musculosos, e a cauda é grossa, inserida alta e ondulada sobre o dorso. Sua pelagem é densa, mas de comprimento médio e rústica. As cores mais comuns são o avermelhado, gergelim ou preto, com manchas castanhas.
Temperamento
Estamos diante de uma das raças de cães japoneses que apresenta o melhor comportamento animal de estimação. Eles são afetuosos e frequentemente exibem habilidades de cão de guarda, por isso estão alertas o tempo todo. Eles não têm problemas em viver com crianças pequenas, desde que recebam respeito e bom tratamento. A vida em apartamentos e casas lhe senta bem, mas pode incorrer em atos de desobediência se não treinar desde as primeiras semanas de vida.
Akita Inu
Esta raça recebeu o nome da Prefeitura de Akita, localizada no extremo norte do país. A origem desta raça foi alcançada a partir do cruzamento entre os Tosa, Kari e os Chow Chow. Antigamente, a posse desses cães era exclusiva dos membros da Corte Imperial. Inicialmente, o trabalho de Akita era o de um cão pastor, guardião e cão de caça.
Possui grande agilidade e é capaz de capturar presas como alces, veados e ursos. É considerado um cão forte com um grande coração, e muitos desses espécimes são usados pelas forças policiais japonesas. Esta raça é um símbolo de proteção, longevidade e felicidade. De fato, em 1931, foi declarado monumento nacional.
Características físicas
É um cão de grande porte, com altura máxima de 68 cm e peso que pode chegar a 50 kg. O corpo é equilibrado, robusto e mais comprido do que alto. Sua grande cabeça e focinho curto formam um triângulo quando vistos de cima. Como outras raças japonesas, o Akita possui olhos pequenos e orelhas eretas, o que lhe confere uma expressão refinada. Suas pernas são fortes e retas, enquanto sua cauda é inserida alta e se curva sobre o torso.
O pelo do Akita tem duas camadas, com uma camada mais macia e densa para se adaptar às temperaturas de congelamento, enquanto o pelo externo é mais espesso e longo. As cores mais comuns são tigrado, branco e avermelhado. Os espécimes brancos não apresentam a marca escura (máscara) em seus rostos. Já os brancos têm várias manchas coloridas por todo o corpo.
Temperamento
O Akita Inu é um cão independente, que foi criado principalmente para caça individual ou em pares. Portanto, não são cachorros de colo, mas estão dispostos a dar carinho à sua família e oferecer-lhes o seu atributo mais importante: a lealdade. Embora não seja tolerante com outros cães devido à necessidade de ser o líder da matilha, com a devida socialização pode conviver com outras mascotes.
Graças à sua coragem e independência, ele pode ser um cão difícil de controlar. Portanto, não é um cão confortável para donos de primeira viagem que não sabem como canalizar sua energia.
Kai Ken
Esta raça foi descoberta nas regiões montanhosas da província japonesa de Kai em 1929. Dois anos depois, foi criado o Kai Ken Aigokai, o mais importante registro de criação desta raça. Devido a sua grande velocidade, força e agilidade, este cão era usado para caçar animais de grande porte, incluindo faisões e ursos. Ele é um alpinista natural, então seus dias de caça foram realizados em terrenos montanhosos difíceis.
Características físicas
O corpo do Kai Ken é de tamanho médio, com altura média de 45 a 56 cm e peso máximo de 25 quilos. A cabeça deste cão é cunhada e suas orelhas são eretas e pontiagudas. Sua cauda é colocada em forma de foice ou enrolada nas costas. Seus membros são fortes e bem dotados, como prova de seu trabalho nas montanhas.
A pelagem deste cão é espessa e áspera, de comprimento médio e apresenta-se em vários tons de tigrado. Os filhotes geralmente exibem cores sólidas e as manchas tigradas aparecem à medida que amadurecem e se desenvolvem. Em alguns casos, essas marcas demoram até 5 anos para aparecerem por completo. A pelagem tigrada é classificada da seguinte forma: vermelha (Aka-tora), preta (Kuro-tora) e tigrada (Chu-tora).
Temperamento
Kai Ken são cães independentes e leais que podem formar laços estreitos com suas famílias. Eles são escaladores e nadadores por natureza, portanto, possuem necessidades especiais para atividades físicas. Eles também são excelentes cães de guarda e podem ser reservados com estranhos. Eles geralmente são amigáveis e muitas vezes têm paciência suficiente para suportar uma tarde de jogos cercados por crianças pequenas. Eles não tendem a ser agressivos com outras mascotes, mas como todas as outras raças de cães, eles precisam de treinamento e socialização desde cedo.
Ainu Ken
Também conhecida como Hokkaido, esta raça de cachorro é originária da prefeitura que leva o mesmo nome. Acredita-se que este cão tenha surgido do Matagi-Ken, um cão criado pelo povo indígena Ainu e trazido para Hokkaido da região de Tōhoku. No início, esta raça foi usada para procurar os sobreviventes de um grupo de exploradores armados que foram atingidos por uma grande nevasca em 1902.
Características físicas
O Ainu é uma raça de porte médio, com altura média de 49 cm e peso de 20 quilos. Suas orelhas são pequenas, eretas e de formato triangular, assim como o contorno dos olhos. O pelo dos exemplares desta raça é talvez o seu aspecto mais marcante, sendo de camada dupla e exibindo uma maciez ao toque como poucos cães japoneses. As cores da pelagem são variadas, com gergelim, marrom, branco e tigrado como tonalidades predominantes.
A cauda é encaracolada, no melhor estilo das raças do tipo Spitz, e as patas são finas e retas. Seus dentes são sólidos, mas não protuberantes, e alguns podem apresentar manchas escuras na língua. O nariz e os lábios são pretos. As mulheres são geralmente menores do que os machos.
Temperamento
O Ainu é uma das raças de cães japoneses mais leais com seus donos. Caracterizado pela sua bravura, este animal de estimação possui um aguçado sentido de orientação, pelo que pode facilmente regressar ao seu dono independentemente da distância. É um cão com grande disposição para a proteção de seu dono, podendo se sacrificar para este fim. Apesar de suas habilidades inatas de caça, o Ainu pode ser um excelente animal de estimação e é até amigável com crianças. No entanto, ele geralmente não se dá bem com outras mascotes, a menos que seja socializado quando filhote.
Graças à sua inteligência, é um cão fácil de treinar. É importante esclarecer que, se seu dono não demonstrar autoridade como líder da casa, o Ainu não hesitará em assumir o papel de líder e se tornar teimoso. Portanto, não é um cão recomendado para donos novatos ou para aqueles que não têm conhecimento de treinamento.
Shikoku Ken
É uma raça nativa das ilhas de Shikoku, localizadas no sul do Japão. Também conhecido como Kochi-ken, este cão tem uma aparência física que muitas vezes é confundida com o lobo japonês ou Shiba Inu. Durante seus primeiros passos no mundo, este cão foi utilizado como caçador de animais como veados e javalis. Três variedades da raça são reconhecidas, a Hongawa, a Awa e a Hata, em homenagem às regiões onde foram criadas. Destes cães, os Hongawa são os que herdam as principais características do Shikoku original.
Características físicas
É um cão de médio porte, cuja altura é de 49 a 55 cm para os machos e 46 a 52 cm para as fêmeas. O peso ideal da raça varia entre 15 e 20 kg, enquanto sua expectativa de vida geralmente não passa de 12 anos. Seu corpo é bem proporcionado, elegante e musculoso. O tórax é extenso e largo, ligeiramente desproporcional à área da barriga.
A cauda é espessa e inserida alta, enrolando-se no dorso ou em forma de foice. Suas patas são fortes e musculosas e ligeiramente inclinadas em relação ao tronco. A cabeça é grande, a testa larga e o focinho alongado em forma de cunha. Como outras raças japonesas, suas orelhas são pequenas e triangulares, eretas e ligeiramente inclinadas para frente. Os olhos são triangulares e de cor castanha escura.
A pelagem deste cachorro é densa e com duas camadas, sendo a primeira pelagem mais lanosa e mais macia do que a pelagem externa. Este casaco lhe permite que se proteja efetivamente das condições climáticas adversas, especialmente em temperaturas de congelamento. As cores podem ser gergelim, gergelim vermelho e gergelim preto.
Temperamento
Como a maioria dos cães de caça, o Shikoku tem um temperamento forte e independente. Não se pode esperar menos de uma raça treinada durante séculos para caça e guarda. Além disso, é um cão enérgico, por isso tem necessidades especiais de exercício. Não recomendado para proprietários com vida longa ou estilo de vida descontraído.
O Shikoku é um cão distante com estranhos, de quem normalmente não se aproxima, a menos que o dono estabeleça um vínculo. Não é uma raça agressiva, mas se se sentir ameaçada, agirá de acordo. Morar com outros animais de estimação não costuma ser o melhor, mas essa tendência costuma ser resolvida com treinamento e socialização constante.
Kishu ken
Esta raça vem da antiga região de Kishu, hoje conhecida como Prefeitura de Wakayama. Sua aparência é semelhante à do Akita e do Shiba Inu, assim como à variedade branca do Hokkaido. Em princípio, esta raça era usada pela tribo Matagi para caçar veados e outros animais selvagens. Seu processo de caça é diferente do de outros cães, pois tende a espreitar suas presas furtivamente e sem latir.
Características físicas
O Kishu é um cão do tipo Spitz cujo tamanho não ultrapassa 55 cm e seu peso médio é de 17 kg. O corpo é bem musculoso e bem proporcionado. A cauda é inserida alta e se curva sobre o lombo. A constituição de seus membros é sólida e sua pelagem é dupla. A pelagem tem pelos extras em ambos os lados do focinho e na cauda.
A cabeça desses cães é grande, de formato triangular e forma uma espécie de triângulo visto de cima com focinho alongado. O nariz é preto, as orelhas são triangulares e eretas e os olhos são expressivos e circulares. As cores admitidas para a raça são o branco, o vermelho e o gergelim.
Temperamento
O Kishu caracteriza-se pelo seu constante estado de alerta, pela sua disposição para o trabalho e por ser um curioso nato. Graças ao seu senso de vigilância, ele não tende a se dar bem com estranhos. Apesar de seu nível de energia, ele não é um cão inquieto ou ansioso. No entanto, precisa se exercitar regularmente para manter sua mente estável.
Apesar do seu comportamento independente e da grande capacidade de adaptação a qualquer ambiente, é um cão que não vive sozinho. Por isso é afetuoso com a família e valoriza cada momento que é dedicado a ele.